quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Precisa-se de ESTATÍSTICOS .

        Não é novidade que algumas profissões no Brasil sofrem com a falta de profissionais em suas respectivas áreas. Uma em especial me chama a atenção, pois esse fato se arrasta desde muitos anos, os ESTATÍSTICOS.
     ESTATÍSTICA é uma ciência que se utiliza das teoria probabilísticas para explicar a ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto um experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Um estatístico é um profissional que se ocupa da estatística, uma ciência matemática que efetua, em especial, o estudo das probabilidades.
      Ai onde mora o problema, muito são os que correm desta profissão ao escolherem as vagas na faculdade por conter a tão " temida" matemática. O mercado com a falta de profissionais do ramo sofre, acaba buscando outros recursos, como a importação e profissionais. 
    Segundo o estatista, termo utilizado no Brasil para o profissional em estatística, Raniere Ramos , O ESTATÍSTICO É A PROFISSÃO DO FUTURO. Em seu blog LOUCO NÃO, ESTATÍSTICO ; ele comenta a grande facilidade de arrumar emprego que tem um estatista, ao contrário do que todos pensam , o estatista não arruma emprego apenas no IBGE, instituto brasileiro de geografia e estatística, fala da importância da profissão para o mercado de trabalho,onde as empresas buscam cada vez mais este personagem em seu quadro de funcionários, pois suas previsões e estudos de mercado, são primordiais para o bom andamento das finanças da empresa que os contrata. O estatísta não fica liso, nem  querendo.

    Ainda segundo Raniere Ramos, as crises não afetam esta profissão, enquanto outras dependem de um mercado sólido, para evitar as demissões em massa, os estatísticos em tempos difíceis, são muito requisitados     
com a missão de remapear o cenário das empresas, ajudar a planejar os remanejamentos, detectar onde se pode cortar custos, e etc.  um estatístico pode cobrar suas consultórias entre R$ 50,00 e R$ 400,00 , por hora.  Vale a pena estudar mais, vencer as barreiras das exatas, pois a base, no fundamental, onde o aluno tem uma ideia de como é a estatística com cálculos simples de médias aritméticas e ponderadas, moda e mediana. No final, sempre escutava os alunos falarem:  ESTE ASSUNTO VAI ME AJUDAR EM QUE NA VIDA?  pare e pense. 

leia mais sobre essa EXCELENTE  profissão emhttp://oestatistico.blogspot.com/

Um comentário: